segunda-feira, 7 de março de 2011

Estética ou Fisioterapia?

Muitos pessoas me perguntam estética ou fisioterapia?
Devo buscar atendimento com um esteticista ou fisioterapeuta?

Me sinto a vontade para abordar esse assunto, porque sou técnica esteticista formada pelo Senac e graduanda de fisioterapia.


O curso Técnico em Estética tem uma formação como o próprio nome diz técnica, voltada para prática de procedimentos faciais e corporais com um laboratório prático intenso e aulas teóricas que supram o conhecimento necessário para aplicação e entendimento dos protocolos executados.
Visa a promoção da beleza facial, corporal, o relaxamento, levando seu cliente ao bem-estar! Exerce seu trabalho em espaços de beleza, salões, spas, clínicas médicas, em domicílio, etc.

O fisioterapeuta é um profissional da área da saúde, e tem profundos conhecimentos de todos os sistemas e estuturas corporais, com um enfoque músculo-esquelético que tem como objetivo a prevenção e reabilitação. Seu enfoque é terapêutico e atua em diversas áreas, como ortopedia e traumatologia, neurologia e neuro-pediatria, saúde da mulher, geriatria, esporte, ginástica laboral, fisioterapia preventiva, eletroterapia e etc. Exerce seu trabalho em hospitais, clínicas de fisioterapia, home care, asilos, empresas, clubes, etc.
O fisioterapeuta pode atuar na área estética desde que tenha uma especialização em dermato-funcional.
O trabalho do fisioterapeuta visa a prevenção, a reabilitação quando necessária para que o paciente tenha condição de desenvolver suas atividades funcionais.

Sobre o curso de Estética e Cosmetologia Superior não tenho conhecimento, se você cursa ou é formado,  partilhe informações.

O importante é que cada profissional atue no seu campo de formação, com ética e responsabilidade, sem interferir ou prejudicar o trabalho do outro. Há espaço para todos no mercado!

Obs.: Se você está a procura de um profissional da estética ou da fisioterapia, certifique-se que ele tenha formação adequada. Desconfie de promoções e valores muito abaixo da média.

73 comentários:

  1. Adorei Dehhhh Parabéns pelo blog bjso Ale Senac

    ResponderExcluir
  2. Oi Debora adorei a materia. Estou trabalhando na onodera clinica de estetica, comecei como atendente e hoje estou fazendo massagem redutora, modeladora, drenagem linfatica. mas não tenho curso tudo que aprendi foi la dentro da empresa. Que curso vc me sugere pra que eu possa me aprimorar e assim crescer nessa area.
    bjos fique com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha que louca !!!! pode prejudicar a cliente por falta de capacitação necessária!!!!

      Excluir
  3. Thata
    Boa noite. Agradeço por sua visita e seu comentário sobre a matéria.
    Sugiro que você procure um curso técnico ou superior em estética. Evite cursos de curta duração nos quais você aprende a técnica, mas não tem o embasamento teórico, que é essencial para se desenvolver, crescer e ser um excelente profissional, como é o seu desejo.
    O curso técnico tem duração de 18 meses e o superior de 3 anos. Desejo a você muito sucesso e quaisquer dúvidas estou à disposição.
    Um beijo,
    Débora

    ResponderExcluir
  4. Obrigada De por responder. Estou correndo atras valeu pela dica bjos

    ResponderExcluir
  5. Ola Debora é Ariane lembra de mim neh? rsrs Muito legal seu blog te admiro muito Saudades!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Debora,

    Vc sabe se tem algum regulamento que determine a atribuição do fisioterapeuta e do tecnico de estetica? tem gente que diz que só fisioterapeuta pode trabalhar em clinica de estetica fazendo procedimentos como lipocavitação, manthus e tals.

    vlw, juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf

      Entre nesse site e encontrara a resposta! Lá tem toda atividade o fisioterapeuta, e acredite não tem nada com estética. Dermato funcional é um curso reconhecido pelo próprio conselho (crefito) não reconhecido pelo ministério do trabalho. Conclusão: invasão de área

      Excluir
  7. Ariane, que saudade! Manda notícias! beijos

    ResponderExcluir
  8. Juliana, existem alguns procedimentos que somente fisioterapeutas podem realizar como por exemplo trabalhar sob supervisão médica com a carboxiterapia. Quanto a drenagem linfática, existe uma polêmica se esteticista pode ou não fazer, mas que eu saiba não há nada regulamentado. O que precisa acontecer é a profissão do esteticista ser regulamentada e a partir daí ter uma diretriz do que pode ou não ser feito.

    ResponderExcluir
  9. Ola,
    meu nome é Elosiana e parabéns gostei muito do seu blog.
    Não sou formada em nada ainda, mas gosto
    muito de massoterapia,ou outras coisas relacionadas a estética.Quero fazer faculdade
    de fioterapia para me especializar melhor nessa area.O que você pode me orientar com relação aisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elosiana obrigada! Se você não tem pressa de ingressar no mercado de trabalho, faça a faculdade de fisioterapia, mas saiba que para trabalhar com estética, depois da faculdade vai precisar fazer uma especialização em dermato funcional. Vale a pena pesquisar sobre o curso superior de estética se esse é o seu objetivo, porque na fisioterapia o foco é reabilitação; a estética é apenas uma área.

      Excluir
  10. Ola, gostei muito do seu blog!
    Entao gostaria da sua ajuda, eu estou muito indecisa se faço fisoterapia ou tecnico em estetica, ja tenho alguns cursos basicos mas queria algo mais elaborado!
    fisiotepia sao 5 anos, parcelas de 360,00 sem transporte pq tem aqui na minha cidade,o tecnico é 18 meses parcelas de 264,00 sem contar o transporte que vai ficar em uns 150,00 pois é em outra cidade.Qual investimento me trara mais retorno na sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!Desculpe a demora em responder. Não é uma decisão fácil e talvez você já tenha decidido. O interessante do curso técnico é você ter uma formação rápida, ingressar no mercado de trabalho e poder custear a faculdade.

      Excluir
  11. OLÁ! SOU MARCELA E GOSTARIA DE SABER SE ESTETICISTA PODE APLICAR CARBOXTERAPIA OU QUALQUER METODO INVASIVO? PORQUE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela a esteticista não pode aplicar nenhum método invasivo. No caso da carboxiterapia, o fisioterapeuta pode realizar esse procedimento sob supervisão médica.

      Excluir
  12. Olá , Sou Sarah, tenho 18 anos e amo estética! Mas estou na maior dúvida do mundo se faço técnico em estética, e depois fisioterapia, ou se faço a faculdade de estética e depois faculdade em fisioterapia ! Porque eu não quer trabalhar em salões, eu quero em clínicas, fazendo bons procedimentos e usando máquinas! O que você me sugere ? Preciso muito de ajuda de quem já fez e sabe! Porque o salário de um esteticista não está legal hoje em dia, fora que uma fisioterapeuta é muito mais reconhecida que uma esteticista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sarah,
      se vc quer algo de retorno rápido, faça um curso técnico de estética. Terás uma ótima formação porque existem boas escolas. E com o curso técnico poderá trabalhar sim em clínicas. Só tem um porém, terás que ouvir o tempo todo por parte de alguns profissionais sem ética que não estás capacitada para o trabalho. Procure uma escola séria e terás uma boa formação. Compre livros, estude bastante, não pesquize na intenet, livro é conhecimento, internet é informação.
      E nas clinicas de estética tem profissionais sérios que com certeza lhe abrirão as portas para trabalhar. A profissão de esteticista e massoterapeuta é reconhecida e protegida por Lei Federal.
      E com um curso técnico poderás também abrir a tua própria clínica. Falo pela minha experência.
      Sou formada em massoetrapia, terapêutica e estética, e tenho minha própria clínica, legalizada, fiscalizada e liberada.

      Excluir
    2. Sarah boa noite, o curso técnico de estética vai te proporcionar uma formação rápida e permitir que você ingresse no mercado de trabalho. Com essa base você vai poder avaliar melhor sobre qual curso superior fazer.

      Excluir
  13. Uma ressalva quanto ao seu texto, já que não citou a informação sobre qual profissional pode atuar em pós operatório de Cirurgia Plástica. A Cirurgia Plástica, mesmo sendo um procedimento estético causa um trauma tecidual que acarreta perda de função do tecidos, onde será necessário recuperar a função deste. O fisioterapeuta sempre foi e sempre será o profissional que Reabilita. RECUPERAÇÃO FUNCIONAL É COM FISIOTERAPEUTA!!
    CIRURGIA = TRAUMA = PERDA DA FUNÇÃO = RECUPERAÇÃO FUNCIONAL COM FISIOTERAPEUTA


    Patricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, concordo com você parcialmente. Também sou fisio e concordo que reabilitação é função do fisioterapeuta, porém quando fiz o curso técnico de estética, fiz um curso de pré e pós-operatório cirurgia plástica, o qual me habilitou para trabalhar. Então assim como existem fisioterapeuta sem formação específica fazendo drenagem, há esteticistas atuando da mesma forma. Há espaço para os dois profissionais nas áreas afins, desde que os dois tenham formação para isso.

      Excluir
  14. eu sou formada em estética e fisioterapia.gosto das duas áreas e fiz as duas pq estava com dúvidas sobre ambas que trabalha quase que na mesma área e fiz tbm pq queria me aperfeiçoar melhor. sobre a fisioterapia é mais na área de reabilitação e pra atuar na area de estetica tem que fazer uma especialização em dermato funcional, e uma observaçao na faculdade só paga uma diciplina de dermato. já na área de estética as pessoas pensam que só tem curso técnico de estética, mas poucos sabem que existe faculdade. e na faculdade de estética se estuda mais profundo, muitas teorias, da mesma forma que o fisio estuda fisiologia, anatomia, o esteticista tbm estuda.o técnico de estetica estuda mais pratica, ai surgiu o curso de estetica a nivel superior. eu não sei porque ainda existe o preconceitoe com esteticista, e um entra na area do outro. essa briga de fisioterapeuta e esteticista tem que acabar. é por isso tbm que fiz as duas faculdades, agora quero ver quem vai falar, sou e atuo nas duas areas. ai cheguei nima conclusão que estética é com esteticista e
    reabilitação é com fisioterapeuta.
    fernanda

    ResponderExcluir
  15. pra quem tá em dúvida sobre qual das duas profissóes escolher:
    pra quem quer trabalhar só com estética e quer estudar mesmo,mais afundo é melhor fazer o curso de estetica a nivel superior ou seja a faculdade da área. mas quem quer trabalhar com reabilitação, ai faz fisioterapia

    ResponderExcluir
  16. tenho uma dúvida: me preocupo com minha pele, eu quero fazer limpeza de pele, e tenho muitas espinhas. eu vou fazer limpeza de pele com esteticista,fisioterapeuta ou com o dermatologista?
    o dermatologista é médico e da area de pele nao seria melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O profissional qualificado para fazer limpeza de pele é a esteticista(o) ou o fisioterapeuta que tenha pós em dermato funcional. O dermatologista não faz esse tipo de procedimento, geralmente ele indica um profissional da sua confiança.

      Excluir
  17. faça o que vc quiser, todo mundo quer entrar na area de estetica mesmo, daqui algum tempo se brincar, até o cardiologista,dentista vai querer atuar na area de estetica tambem.

    ResponderExcluir
  18. OLá!!!!
    gente quero fazer a faculdade de estetica e cosmetologia, só tem um problebinha sou pessima em matematica sera que as aulas de quimica e fisica são muito pesadas???? Alguem ai que estuda pra compartilhar...????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de estudar e tem certeza do que quer fazer, vai conseguir levar numa boa as aulas de química e física. As duas matérias são imprecindíveis na formação para que você seja uma excelente profissional.

      Excluir
  19. Olá Debora...a minha dúvida é como a de todos...fazer fisioterapia ou tecnologo em estética...fiz cursos no SENAC de estetica facial, corporal e drenagem linfática...adoro trabalhar com facial e meu marido tem uma academia...qual curso vc. acha que seria melhor eu fazer...
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, obrigada por visitar o blog da Sofisticato. No seu caso eu optaria por cursar Fisioterapia. Você poderá desenvolver o seu trabalho na Academia do seu esposo e ainda agregar os seus conhecimentos de estética.

      Excluir
  20. Olá Débora...estou querendo fazer faculdade de estética e cosmetologia pois adoro tudo que é relacioando a corpo..beleza etc... porém tenho um pouco de receio quanto ao mercado de trabalho, salário... o que voce me diz? A mercado para isso?? Pagam bem??? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada por visitar o blog da Sofisticato. Essa é uma pergunta difícil de responder porque infelizmente a profissão de esteticista ainda não está regulamentada. Portanto, não ha um piso salarial e o mercado pode variar muito. Conheço esteticistas muito bem sucedidas e outras que se frustraram com a profissão por causa do mercado. Sugiro que você faça uma pesquisa na região onde mora ou pretende trabalhar, visite esteticistas, salões, spas, clínicas e faça uma pesquisa sobre o mercado, dessa forma você mesma vai conseguir chegar a uma conclusão.

      Excluir
  21. Eu estou muito confusa.. pois não sei o que fazer, se faço estética ou fisioterapia... eu poderia fazer fisioterapia e depois a especialização para trabalhar na areas de estica também... quero ser uma profissional completa, então gostaria de ter os dois, acho que seria muito bom! amanhã faço a minha matricula tenho que me decidir.. me ajudem se puder.. taylamaria_silva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Tayla

    Obrigada por visitar o nosso site. Agora o site da Sofisticato tem uma parceria com o um novo site, o Clube da esteticistas. Se quiser nos seguir no facebook ou twitter, saberá sempre das novidades.
    Respondendo a sua pergunta, na minha opinião optaria pela fisioterapia, e como você mesma comentou, depois você pode se especializar em dermato funcional e trabalhar com a área estética.

    ResponderExcluir
  23. Boa Tarde!!
    Adoreii o Blog..Parabens!!!
    AMo a area de estetica, trabalho na parte de depilaçao e gostaria muito de entrar na area de massagem. sendo eu esteticista formada poderei atuar nessa area. tenho que fazer especializaçao? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua visita! Se tiver o curso técnico ou tecnólogo em estética pode atuar com massagem e muitos outros protocolos.

      Conheça e participe do Clube das Esteticistas nas redes sociais.

      Facebook: www.facebook.com/clubedasesteticistas

      Instagram: esteticistas

      Excluir
  24. Bom DIa!!
    Obrigada por resposnder. Vou começar a fazer o curso de Estetica e Cosmetica. só tenho cursos livres e estou a procura de qualificaçao, pensei em fisioterapia mas conhecendo a grade do curso vejo que Estetica tem mais a ver comigo. fiquei em duvida pois gostaria de trbaalhar como massoterapeuta. só a fisioterapeuta pode ser ou a esteticista tbm?

    ResponderExcluir
  25. Olá existe o curso de Massoterapia e na grade do curso de Estética há alguns tipos de massagens, mas se deseja trabalhar com massagem especificamente, de uma olhada na grade do curso de Massoterapia. Dessa forma você mesma poderá chegar a conclusão sobre o que se encaixa na sua busca e no seu perfil. Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  26. faço faculdade de Estetica e Cosmetologia começei bem a 1semana e estou adorando ja e muito melhor do q imaginei e indico as amigas q querem fazer. ANNA

    ResponderExcluir
  27. Anna obrigada por sua colaboração no blog. Você é bem vinda! Abraço, Débora

    ResponderExcluir
  28. Olá! Faz um tempinho que já decidi que quero fazer tecnólogo de estética no SENAC mas então algumas pessoas vieram me dar a dica de que seria bom eu fazer fisioterapia antes pq então eu serei uma profissional mais completa. Eu gosto muuito de estética, e gostaria de fazer o curso tecnólogo junto com a facul. Pq a facul são 5 anos e o curso são só 2, esse é o jeito pq não tem bacharelado de estética perto daqui. A pergunta é: vc acha que eu consigo dar conta dos 2? Pq enquanto faço facul de fisio já iria trabalhando com estética. Obrigada pela atenção, beijão

    ResponderExcluir
  29. Mariana obrigada por visitar o blog!
    Os dois cursos são excelentes, depende do seu objetivo imediato e da sua disposição. Não é fácil levar 2 cursos, mas não é impossível. Se você gosta tanto de estética, na minha opinião faça o tecnólogo primeiro, ingresse no mercado de trabalho e continue seus estudos com a fisioterapia. O foco da fisioterapia não é estética é reabilitação, um curso da área da saúde e para você atuar com a estética sendo fisioterapeuta, depois de formada é preciso fazer uma pós graduação em dermato funcional. Se tiver oportunidade conheça a grade dos dois cursos e converse com os coordenadores e estudantes, talvez isso lhe ajude a decidir o que fazer. Participe da nossa página no facebook, sempre trazemos matérias sobre a estética, saúde e o mercado de trabalho. O endereço é www.facebook.com/clubedasesteticistas. Um abraço, Débora

    ResponderExcluir
  30. Olá! Gostaria de saber se o biomédico pode mesmo trabalhar com estética. Vc acha que compensa fazer a faculdade de biomedicina para trabalhar com estética avançada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada por visitar o blog.
      Eu acredito que todos os profissionais da área de saúde podem fazer depois da graduação uma pós em dermato funcional e atuar com estética, porém não conheço a grade da biomedicina e as possibilidades de atuação deste profissional. O que sugiro é que você visite uma faculdade e converse com o coordenador do curso para ter uma informação precisa.

      Excluir
    2. Olá. Biomédicos podem atuar em estética, incluindo procedimentos invasivos não-cirurgicos como botox e intradermoterapia, lasers e outros. Porém, para isso devem ter concluído a graduação em Biomedicina e a pós-graduação em Biomedicina Estética (em torno de 6 a 7 anos de estudo ao todo). Se compensa, você deve avaliar. Lembrando que no curso de Biomedicina vc aprenderá outras inúmeras coisas como hematologia, bioquímica, imunologia.. pense se vc está disposta a fazer tudo isso.

      Excluir
  31. Olá! estou no último período do curso superior de estética e observei que algumas pessoas confundem curso técnico com tecnólogo. Curso técnico é a nível médio, já o tecnólogo é um curso superior. Aconselho para quem ama estética fazer a faculdade que logicamente é o curso mais completo. Só mais uma informação Esteticista pode e deve sim fazer drenagem linfática. Quanto a carboxiterapia é necessário ter o curso de técnico de emfermagem. PARABÉNS PELO BLOG!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por visitar o blog e por sua contribuição!

      Excluir
  32. Olá Débora, tenho curso profissionalizante em Estética Corporal e facial de 500hrs,estou com dúvida e gostaria de saber se posso estar abrindo uma sala ou gabinete de estética?o que estou realmente habilitada a fazer me tira essa dúvida por favor??Agradeço desde já!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,obrigada por visitar o blog! Não sei onde você estudou, mas um curso profissionalizante de estética tem no mínimo 1200 horas, em nível técnico. Portanto, certifique-se de que que seu diploma é de fato reconhecido pelo MEC e que você pode abrir um espaço e atuar. Sua pergunta, demonstra preocupação com a prática e é isso que precisamos de profissionais aptos, bem fundamentados, competentes e éticos. Pense no mínimo na formação técnica. Um abraço, Débora

      Excluir
  33. Olá! Em primeiro lugar a profissão de Esteticista já foi sim, regulamentada. Em segundo lugar, analisem uma coisa: um curso de fisioterapia é voltado para reabilitação motora, músculo-esquelética, cinesiologia (estudo das forças, movimento) enfim, não tem nada a ver com estética. Para trabalhar na área de Estética, tais profissionais devem fazer uma pós (curso de 6 meses se for intensivo, a um ano e meio apenas) em dermato-funcional. Pergunta: vc como profissional se sentiria capacitado pra trabalhar numa área tão extensa e séria como a Estética sendo cursando apenas uma pós?. Desde quando uma pós capacita alguém para o exercício de uma profissão que não tem nada a ver com a graduação? Habilitação para o exercício profissional obtemos através de um curso de graduação apenas, ou curso técnico que seja voltado para a área em questão. Vou dar um exemplo: um profissional graduado em Psicologia pode até fazer uma pós em enfermagem em urgência e emergência, porém jamais poderá trabalhar num pronto socorro como enfermeiro só pq decidiu fazer essa pós. Por mais que o conselho federal de fisioterapia tenha (através de simples resolução) autorizado que o fisio trabalhe com estética, no fundo no fundo ao analisarmos veremos que não passa de exercício ilegal da profissão. Porque estética é com esteticista. De acordo com o código brasileiro de ocupações, só o Esteticista nível técnico ou Nível Superior pode exercer atividades na área de Estética. Agora com o aumento do número de cursos de graduação de Estética ( não mais apenas tecnologo, já existe Bacharelado reconhecido pelo MEC) com total de 3000 horas de curso (ao contrario de uma pós que totaliza em media 560 horas) a tendência do mercado é organizar essa invasão que ocorre na área da Estética por parte de outras categorias. Nada contra aos outros profissionais, pois antes de cursar Bacharelado em Estética, fiz 5 anos de graduação em Enfermagem. Existe pós em Estetica pra profissionais formados na area da saude como eu, porem optei pelo Bacharelado ao inves da pós, por ser um curso mais completo e realmente garantir meu exercício nessa profissão. Carboxiterapia é um procedimento de estética invasivo não cirurgico do qual o conselho federal de medicina proíbe sua prática por não haver embasamento científico, trata-se de um procedimento experimental segundo eles. O conselho federal de Enfermagem também proíbe essa prática por Enfermeiros, que dirá técnicos de Enfermagem. Pessoal, informem-se por favor. Estética é coisa séria, não podemos banalisar, apesar disso infelismente ser a dura realidade que vemos diariamente. Existem tantas opções de tratamento seguras aos nossos clientes, pra quê se aventurar nestes que podem causar lesões? Em relação a Biomedicina, mesma coisa! Se vangloriam por terem sido autorizados a fazer inúmeros procedimentos invasivos, porém caso algo de errado aconteça eles nada poderão fazer pois só o médico pode prescrever medicações, reverter quadros alérgicos, atuar em situação caso algo grave aconteça. A atuação de todo profissional deve ser pautada em RESPONSABILIDADE. Acredito que o CRM irá brigar pra mudar essa resolução pois procedimentos invasivos é sim ATO MÉDICO. Mesmo não sendo médica, concordo com eles. Se até eles são passíveis de errar, que dirá outros profissionais que estudam menos. A diferença é que se algo ocorre na mão deles, estão totalmente aptos pra intervirem. Reflitam. Antes de optar por uma área ou outra pensem, mas pensem muito. O bom profissional é aquele que tem compromisso e amor por sua área, antes de qualquer coisa. Existem ótimo fisioterapeutas na área de Estética, ótimos biomédicos e até Enfermeiros. Porém, acredito que com um diploma de graduação em Estética NINGUÉM vai lhe tirar o direito de trabalhar se as coisas mudarem no futuro. Sou Enfermeira, bacharel em Estética pela Universidade Anhembí Morumbí, pós graduanda em Estética no pré e pós cirurgia plástica e procedimentos médicos. Não trabalho com procedimentos invasivos. Minha atuação em Estética é vasta o suficiente, não preciso aventurar-me em tratamentos invasivos.

    ResponderExcluir
  34. Continuando o raciocínio aí em cima, quando exerço atividades em Estética não atuo como Enfermeira, mas sim como Bacharel em Estética. Meu diploma é de graduação, o qual me permite exercer minhas funções nessa área, portanto nenhum conselho de outra classe pode intervir em minhas atividades. Conselho de classe ( como COREN, CREFITO, CRM etc) por lei apenas fiscaliza seus respectivos profissionais inscritos. A profissão Esteticista finalmente foi reconhecida e o próximo passo é criarem um conselho federal e os regionais, que aí sim somente estes poderão fiscalizar nossas atividades e punir quem não atua de forma correta. Só coloquei isso porque já existem conselhos querendo exercer papel que não lhe cabe, em cima dos Esteticistas. Cuidado. Estejam sempre bem informados para não permititem invasões e abusos nessa area que existe há muito tempo, que é a Estética, mas que agora todos se interessam em se apropriar por ser uma área em franca expansão e rentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua contribuição no blog! Um abraço, Débora

      Excluir
  35. Existem afirmações de que "com supervisão médica" o Enfermeiro, técnico de enfermagem ou o Fisioterapeuta pode fazer carboxiterapia. O crm condena essa prática por médicos, e afirma que por se tratar de procedimento invasivo ( portanto procedimento médico) nem o fisioterapeuta está habilitado a fazer. Apesar de alguns profissionais realizarem tal prática, mesmo sob supervisão médica, isso fére o código de ética e é infração passível de advertência pois por lei um profissional médico não pode supervionar profissional de outra área. Trabalho com médicos há mais de 10 anos, inclusive sou casada com um. Conheço muito bem o código de Ética deles, e o meu e sei que essa prática não é amparada por lei. Já ví colegas serem colocados em "maus lençóis" por realizarem procedimentos que não são de sua competência apesar de estarem sob supervisão médica. E sabe o que aconteceu? Procedimento lesionou o paciente e o médico simplesmente tirou o dele da reta e falou "vc fez porque quis, sabia que n podia fazer". É isso mesmo que acontece. Legalmente o médico não pode responder e nem defender ( por mais que queira) outro profissional, a não ser que esse profissional também seja médico. Portanto, cuidado! Trabalhar com pessoas é lidar com vidas, procedimentos estéticos não são inofensíveis como a maioria pensa. Existe um "oba oba" gigantesco aí fora e a consequência disso é o aumento do número de casos que dão errado. O publico irá sempre preferir profissionais que exerçam suas atividades com o cuidado que a Estética merece. Profissionais seguros, éticos, cujas atividades são amparadas por lei, pois isso denota respeito e compromisso com a vida humana. Parabéns a dona do blog por abrir espaço a essa discussão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por visitar o blog e contribuir com as informações acima, o objetivo é esse, interagirmos. Um abraço, Débora

      Excluir
  36. ola ! Débora, estou me formando em técnico de estética pelo senac, e gostaria de saber se posso fazer dermato funcional sem ter que fazer faculdade de fisioterapia ? AH AMEI SEU BLOG..

    bjos Caroline..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline boa tarde. Obrigada por visitar o blog! A dermato funcional é uma especialização, portanto para cursá-la você necessita ter um curso superior. Não saberia te informar se apenas profissionais formados em cursos na área da saúde, podem fazer um curso de pós-graduaçao em dermato funcional. Se puder, visite uma faculdade que tenha essa pós para obter uma informação precisa e depois compartilhe aqui no blog.

      Excluir
  37. Oi gostaria de trabalhar na area de drenagem linfática, corrente russa pilem de cristal, aue que curso devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Obrigada por seu contato. Você deve fazer um curso técnico ou tecnólogo em estética.

      Excluir
  38. Ola eu gostaria de saber se tecnologo em estetica reconhecido pelo Mec com nota 4 em 2012, é uma boa opção a ser seguida e que possui duração de 2,5 anos ou o curso de fisioterapia tem duração de 4 anos possui mais rendimentos e abrangência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Obrigada por seu contato. Essa resposta é muito pessoal, pois depende da área em que você quer seguir. Se quiser trabalhar com reabilitação em clinicas, hospitais, clubes, etc., você deve optar pela faculdade de Fisioterapia, e depois de formado, poderá fazer uma pós em dermato funcional para atuar na área estética. Entretanto, se o seu objetivo é trabalhar na área estética faça um curso de estética técnico ou tecnólogo. Quanto a classificação no MEC não sei te informar, provavelmente no site do MEC você encontrará a pontuação e classificação das faculdades e seus cursos.

      Excluir
  39. ola,a formacao em estetica me permite trabalhar com pacientes submetidos a cirirgia plastica, na sua recuperacao? ou eh necessario a formacao em fisioterapia para isso?
    muito obrigado!

    ResponderExcluir
  40. Bom dia! Obrigada por visitar o blog. Se você tiver formação no seu curso de estética que permita a prática de protocolos no pré e pós operatório em cirurgia plástica você pode atuar. Se o objetivo for reabilitação somente o fisioterapeuta atua. Isso também depende muito da indicação médica. Há médicos que tem na sua equipe esteticistas e outros fisioterapeutas.

    ResponderExcluir
  41. Olá tenho 30 anos trabalho no momento em outra área. mas gostaria de ter uma nova experiencia em minha vida, quero trabalhar na área de estética, estava pensando em cursar fisio mas pelas informações que obtive em seu blog o melhor passo é fazer curso de estética técnico ou tecnólogo. Mas gostaria muito que você me informasse se pela idade talvez é tarde para mudar o rumo da minha vida ou seja melhor fazer um nivel superior em uma areá que indentifique com o que faço hoje no trabalho se puder me ajude pois quero muito ter uma rentabilidade maior e gostaria muito de uma sugestão obrigadooo e seu blog é muito shouuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosangela obrigada por visitar o blog. Essa não é uma pergunta fácil de responder, porque há muitos fatores que podem influenciar essa escolha. Não vejo a idade como fator limitante se esse for o seu sonho, mas não significa que não haverá obstáculos no caminho. Talvez ao saber sobre a minha trajetória você consiga definir melhor e ter algum parâmetro. Acabei de dar uma entrevista para a Revista Digital Bem Estética, contando a minha história. Se tiver interesse vou postar agora no blog como fazer o download da revista gratuitamente e ter acesso a todo o conteúdo que está excelente, aí você poderá se inteirar um pouco do que tem acontecido na Estética. A nossa página no facebook.com/clubedasesteticistas tem sempre novidades e assuntos relacionados à saúde, beleza e bem-estar. Da uma conferida. Um abraço, Débora

      Excluir
  42. olá, gostaria de trabalhar com os seguintes procedimentos, depilação a leser e tratamentos com leser, lipocativação, carbox,tratamentos para gordura localizada, flacidez e estrias. o que eu tenho que estudar? ANDRESSA.

    ResponderExcluir
  43. Olá Débora,tenho 19 anos e estou enrolada a um ano procurando a faculdade certa para fazer , pelo que percebi esteticista sofre um certo "preconceito" por fisioterapeuta por suas áreas em comuns, estou super em duvida , preciso de um retorno rápido financeiro mais tb não ligo de estudar por mais tempo se for necessário para uma realização melhor , pretendo mesmo atuar na área da estética, o ideal é seguir fisio ou estética e cosmética ?? Ingrid

    ResponderExcluir
  44. Olá Débora,tenho 19 anos e estou enrolada a um ano procurando a faculdade certa para fazer , pelo que percebi esteticista sofre um certo "preconceito" por fisioterapeuta por suas áreas em comuns, estou super em duvida , preciso de um retorno rápido financeiro mais tb não ligo de estudar por mais tempo se for necessário para uma realização melhor , pretendo mesmo atuar na área da estética, o ideal é seguir fisio ou estética e cosmética ?? Ingrid

    ResponderExcluir
  45. Olá Débora,tenho 19 anos e estou enrolada a um ano procurando a faculdade certa para fazer , pelo que percebi esteticista sofre um certo "preconceito" por fisioterapeuta por suas áreas em comuns, estou super em duvida , preciso de um retorno rápido financeiro mais tb não ligo de estudar por mais tempo se for necessário para uma realização melhor , pretendo mesmo atuar na área da estética, o ideal é seguir fisio ou estética e cosmética ?? Ingrid

    ResponderExcluir
  46. Olá, estou terminando o terceiro e estou decidindo minha futura profissão. Minha primeira opção é a estética, pois faço curso sobre isso, e queria aprofundar fazendo a graduação tecnológica. Mas a fisioterapia também atua na mesma área. Sobre a Fisioterapia: gostaria de saber se pra atuar na área relacionada a estética tenho que fazer a graduação (4 anos) de fisioterapia. (Caroline)

    ResponderExcluir
  47. Boa noite! Sou enfermeira e estou pensando em migrar para a area da estetica. Em minha cidade ha duas faculdades reconhecidas no mercado que oferecem curso de pos graduacao em estetica para profissionais da saude, e fiquei interessada em fazer a pos, pois o tempo para conclui-la e menor do que a graduacao e ao mesmo tempo acredito que tenha um embasamento cientifico maior do que o curso tecnico. Porem estou um pouco receiosa de fazer a pos, pois tenho medo de ter impedimentos para exercer a profissao pelo fato de ser habilitada pela pos e nao pelo curso tecnico ou graduacao em estetica. Voce sabe me dizer se ja existe, por lei, algo definido em relacao a isso? Obrigada.

    ResponderExcluir
  48. Priscila, obrigada pelo seu contato!
    Sobre a regulamentação não sei te informar. Pessoalmente, acredito que com a sua formação e uma pós, você esteja apta para trabalhar na área estética. A minha sugestão é que você procure a coordenação da pós para ter uma informação exata de quais são as exigências, e se você pode exercer a função de esteticista com a pós-graduação. E, se puder compartilhe aqui no blog a sua decisão e as informações que obteve. Um abraço, Débora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila o correto seria fazer o curso técnico ou graduação em estética, pós graduação em estética não te habilita para exercer a profissão.... seria a mesma coisa se você fizesse uma pós em psicologia, vc poderia fazer terapia nas pessoas?? a resposta é não! Procure o técnico ou tecnologo em estética , qualquer duvida, procure as associações de estética, ou a Febrape (federação dos esteticistas do Brasil)

      Excluir